Translate here!

sábado, 7 de maio de 2011

Queda do Dólar. Bom ou ruim? Por quê?


O Dólar é uma moeda muito utilizada em negociações internacionais, como importações e exportações, tendo assim, grande influência mundial. Essa influencia a coloca (quase sempre) como moeda base na taxa de cambio de negociações internacionais.

Por que o dólar baixo é um problema? O Dólar baixo se torna um problema, pois assim estaria supervalorizando o Real, e com o Real supervalorizado, dificultam-se as nossas vendas para o exterior (exportações), pois como é sabido que a taxa de cambio é variável, nossos compradores sabem que compras em moedas supervalorizadas não são vantajosas. Assim, os mesmos deixam de comprar nesse período de queda do dólar em relação ao Real, esperando um momento em que o Real esteja mais barato.
Lembramos que não estamos falando em vendas a preço de banana, mas sim de um equilíbrio cambial “aceitável”.
Outro problema é também a diminuição do nosso PIB, pois pessoas deixariam de comprar no Brasil para comprar no exterior, assim nossas fabricas e indústrias fabricariam menos do que o desejado e esperado.

Por que o dólar alto é um problema? O Dólar alto é um problema, pois nesse caso estria desvalorizando o Real, assim prejudicando nossas compras do exterior (importações), aumentado o preço dos produtos importados e prejudicando os compradores. Empresas que importam deixam de importar, assim, deixam de revender, e não tendo lucro ocorrem demissões.
Há também um aumento no valor de produtos originais, incentivando a pirataria, que por sua vez causa um grande problema econômico para ao país.

Para que haja uma conciliação de ambas as partes, o governo, através do BC (Banco central) tenta estabilizar o Dólar em uma margem, digamos: “não prejudicial” para nenhuma das partes. Em números isso fica difícil de se especificar, pois os câmbios são muito rolantes. O Governo “tenta” estabilizar esse valor, através de compras e vendas de grandes quantias de Dólares, e também incentivando empresas a importarem e exportarem continuamente.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário